A geração Z começa em 1990 e
vai até o presente, uma geração que nasceu sob o advento da internet e do boom
tecnológico e para eles estas maravilhas da pós-modernidade não são nada
estranháveis. Videogames super modernos, computadores cada vez mais velozes e
avanços tecnológicos inimagináveis há 25 anos: esta é a rotina dos jovens da
Geração Z. Algumas cenas bem comuns na atualidade entre os jovens nascidos em
meados das décadas de 80 e 90 são estudar para uma prova com a TV ligada ou
escutando musica, fones nos ouvidos ao fazer um trabalho escolar entre outras
coisas.
Essa Geração também é
marcada pela ausência da capacidade de ser ouvinte.
A Geração Y, por exemplo,
acreditava piamente em carreira e estudos formais e muitos se dedicaram
fortemente para isso.
A Geração Z é um tanto
quanto desconfiada quando o assunto é carreira de sucesso e estudos formais,
pois para eles isso é um tanto quanto vago e distante. Segundo especialistas,
poderá haver uma “escassez” de médicos e cientistas no mundo pós-2020.
Seu mundo é tecnológico e
virtual. Para eles é impossível imaginar um mundo sem internet, telefones
celulares, computadores, iPods, videogames com gráficos exuberantes,
televisores e vídeos em alta definição e cada vez mais novidades neste ramo.
Sua vida é regada a muita informação, pois tudo que acontece é noticiado em
tempo real e muitas vezes esse volume imenso acaba se tornando obsoleto em
pouco tempo.
Enfim, essa geração –
chamada também de Geração Silenciosa, talvez pelo fato de estarem sempre de
fones de ouvido (seja em ônibus, universidades, em casa...), escutarem pouco e
falarem menos ainda – pode ser definida como aquela que tende ao egocentrismo,
preocupando-se somente consigo mesmo na maioria das vezes.
Geração Z no mercado de trabalho:
A
Geração Z nasceu e vive em um mundo globalizado, por isso, tem uma visão ampla
do seu trabalho. Os futuros profissionais enxergarão a empresa em todos os
âmbitos e terão uma noção maior do que deve ser feito para que ela cresça.
Também entenderão que a organização está inserida em um universo de conexões, e
a importância de mantê-las saudáveis aumentará, é necessário que as empresas
entendam que esses jovens vivem num ritmo fragmentado, devido à variedade de
atividades que executam simultaneamente: ouvem música, navegam na internet e
assistem filmes, tudo ao mesmo tempo. Se pensarmos que em breve eles chegarão
ao primeiro emprego, essa característica poderá ser benéfica na medida em que
trará funcionários multitarefa. Por outro lado, se não receberem instruções
para focarem suas atividades, serão profissionais dispersos, que se concentram
muito menos em uma só ocupação.
Essa
geração pede mudanças. Conectados com o mundo digital, os jovens que nasceram
sob o domínio da tecnologia chegam ao mercado de trabalho esperando por um
mundo semelhante ao seu, conectado, aberto ao diálogo, veloz e global. Aos
empresários, fica a opção de encarar essa mudança e atualizar seu negócio,
criando novas formas liderança e motivação, ou lutar contra a maré e manter-se
conservador frente às mudanças ocorridas nos últimos anos.
Eu particularmente me encaixo nessa geração por suas características.
Eu particularmente me encaixo nessa geração por suas características.
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